Uma das partes mais importantes de uma empresa são seus colaboradores, desta maneira eles devem ser contratados e tratados conforme a legislação trabalhista. Para isso ocorrer, sua empresa deve ter um departamento pessoal (DP) preparado e dedicado. Pois é este setor que cuidará da boa relação entre a empresa e funcionários.

DP é o setor da empresa de grande importância, pois lida com a parte mais burocrática dos funcionários como: admissão e demissão de funcionários, folha de pagamento, férias, benefícios, atestados e até mesmo controle de ponto, entre outros.

Depois desta breve apresentação sobre o departamento pessoal e sua importância dentro da empresa, vamos saber quais são algumas de suas funções e algumas dicas para melhorar este setor.

Admissão e Demissão de funcionários

Muitos acham que esta função é do RH, mas na verdade o Recursos Humanos é o setor responsável por garantir que a pessoa contratada seja a pessoa certa para a empresa.

Depois de escolhido o funcionário, as pessoas responsáveis pelo DP cuidam de todo o restante como: o cadastro do funcionário, exames médicos, recebimento dos dados para disponibilizar os benefícios.

A parte da demissão também é com eles, fazendo todo o procedimento de rescisão como: o pagamento de todas a verbas trabalhistas referentes ao desligamento, como aviso prévio, homologação, guia de recolhimento, FGTS, entre outros.

Controle de ponto dos colaboradores

São responsáveis por administrar as informações da folha de ponto dos colaboradores, avaliar a frequência e transformá-las em dados para depois realizar o pagamento dos funcionários.

Organizar as licenças médicas e gestão de férias

Licenças médicas e maternidade fazem parte da função do departamento pessoal, pois o afastamento de um funcionário exige o planejamento de ações. Em algumas ocasiões pode ocorrer uma contratação temporária para substituir uma colaboradora em licença maternidade.

Já os funcionários que iram tirar férias, o DP organiza o recesso desse colaborador, e realiza o pagamento correspondente.

Entendemos algumas de suas funções, mas o que podemos fazer para melhorar este setor?

O E-social facilita o departamento pessoal.

Plataforma criada pelo governo trouxe modernização para diminuir os papeis que eram enviados a diversos órgãos governamentais.

A ferramenta que irá deixar o departamento pessoal mais produtivo

O SIGADM GESTÃO DE PESSOAL – FOLHA WEB é um sistema moderno e seguro, que reúne as principais rotinas de Departamento Pessoal e centraliza o controle de informações de diversas áreas. Além de automação de processos burocráticos, o sistema está com novas funcionalidades adaptadas ao eSocial.

Invista no crescimento da sua empresa!

A GoSoft Academia de negócios traz para você: O melhor conteúdo para seu sucesso!

Curso de formação, Rotinas completas de DP.

Domine todas as rotinas do Departamento Pessoal com as últimas atualizações e torne-se um profissional requisitado no mercado.

Com o palestrante Fábio Lima. Dia: 26 de outubro

Participe