Com toda certeza você já deve ter ouvido falar em Síndrome de Burnout, Síndrome do Pânico, depressão… Talvez conheça alguém que apresentou os sintomas desses distúrbios ou até você mesmo já tenha passado por isso. São “mazelas dos tempos modernos”. Mas porque tantas pessoas sofrendo, vivendo uma vida com tamanha desarmonia?

Aqui na GoSoft Academia de Negócio enxergamos o ser humano de uma maneira integral e isso nos dá clareza para olhar o cenário e entender o que pode estar acontecendo.

Para viver uma vida plena e realizada, cada indivíduo, em primeiro lugar, precisa entender muito bem de si mesmo, ser seu melhor especialista, mergulhar fundo no seu autoconhecimento e fazer suas próprias descobertas.

Porém, apenas ter conhecimento da sua luz e da sua sombra, não será suficiente no processo de busca por realização. Será necessário ainda que ele faça escolhas e tome decisões para colocar o verdadeiro EU no mundo, ou seja, expressar a sua verdade, manifestar-se, agir.

A maneira mais completa que um ser humano tem para expressar quem é verdadeiramente, é por meio do seu trabalho. Seja ele braçal, artesanal ou intelectual, esse é o canal através do qual as pessoas conseguem se colocar no mundo. A lógica manda então que o Ser e o Fazer estejam em alinhamento completo: eu sei quem sou, conheço meus talentos e valores e consigo expressá-los total e claramente nas ações do meu trabalho para, dessa maneira, construir uma vida realmente sustentável (financeira e emocionalmente).

Na prática, isso não acontece com a frequência que gostaríamos.

Sem esse alinhamento, um verdadeiro abismo se abre entre quem sou e o que faço, constituindo um convite para a instalação de qualquer tipo de distúrbio.

Um bom trabalho de desenvolvimento permitirá que o indivíduo possa acessar um nível de consciência que lhe permita tomar decisões cada vez mais coerentes com esse alinhamento.

Se por um lado, essa é uma busca pessoal, por outro podemos dizer que hoje já existe uma parcela de empresas e organizações que se empenham em entender como funciona o processo de desenvolvimento humano, adotam métodos e ferramentas para conhecer melhor as pessoas que fazem parte da sua equipe e tomam medidas para estabelecer um ambiente e uma arquitetura de funcionamento que permita a melhor expressão das versões individuais dos seus colaboradores. O resultado vem na forma de equipes mais maduras, relacionamentos mais saudáveis, clima encorajador e na outra ponta, é claro, produtos e serviços que os clientes admiram e fidelizam.

A sua empresa se encaixa nesse perfil? Por mais longe que pareça dessa realidade, sempre é possível iniciar essa jornada e ir em busca de novos resultados. Converse com a equipe de consultores da GoSoft Academia de Negócio e comece agora mesmo a construir esse caminho.